quinta-feira, 6 de julho de 2017

A MENSAGEM DA CRUZ.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (I Coríntios, 1.18).

A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos é o poder de Deus. 
A mensagem da cruz é a mais impactante e revolucionária de todos os tempos. Sem a cruz não haveria o Salvador, sem o Salvador não há salvação, e sem salvação, toda a humanidade estaria perdida e condenada para sempre.
Infelizmente este tipo de mensagem tem se tornado uma raridade nos púlpitos de nossas igrejas. A preferência é pela mensagem que trata das necessidades dos homens e como Deus pode satisfazê-las; é uma mensagem de autoajuda focada no homem e não na cruz de Cristo. A mensagem da cruz é a principal de todas as mensagens que um pregador possa extrair do texto sagrado.

A MENSAGEM DA CRUZ NOS FALA DE:

PROPICIAÇÃO.

Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (I João, 2.2).
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus (Romanos, 3.23-25).
Na propiciação a ira de Deus é aplacada e os nossos pecados absorvidos. A propiciação foi efetuada por Jesus, pelo seu sangue, ela acalmou a ira de Deus, e assim podemos chegar a presença Dele com confiança. 

PURIFICAÇÃO.

Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (I João, 1.7).
Na purificação nós somos santificados e separados do pecado, para sermos exclusivo para Deus. O homem sem Deus é considerado impuro e depravado, a sua vida de pecados o leva a um estado de miséria espiritual. Porém, o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário, tem poder para o purificar de toda a imundície. 

REMISSÃO.

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça (Efésios, 1.7).
Remissão significa: Perdão; ação ou efeito de remir, de receber ou de alcançar o perdão, absolvição.
Na cruz os nossos pecados foram perdoados, a nossa dívida foi paga e a nossa pena foi absorvida.
Na remissão, nós também fomos reconciliados com Deus por intermédio da cruz de Cristo. Leia: II Coríntios, 5.17-19.
A nossa remissão foi efetuada por Jesus através da sua morte vicária na cruz do Calvário. Porém, este benefício só poderá ser alcançado quando o homem reconhece que é um pecador é aceita Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.  

SALVAÇÃO.

E sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem (Hebreus, 5.9).
O homem no pecado está inteiramente perdido, sem Deus, sem paz e sem salvação. Mas Deus por sua graça nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar. O nosso estado era deplorável e estávamos destinados a condenação eterna. Nada, nem ninguém podia nos salvar, a nossa justiça é como trapos de imundícies, e os nossos méritos sem valor algum (Isaías, 64.6,7). Mas a graça de Deus nos alcançou e nos proporcionou uma grande salvação. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios, 2.8,9).

CONCLUSÃO:
A mensagem da cruz é a única mensagem que tem poder de transformar a vida do homem, de lhe perdoar e libertar de todo o mal. Portanto, não despreze a mensagem da cruz, mas aceite-a, viva-a e pregue-a. Há uma poesia de um hino que diz: "Se eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar, levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar". Amém!