quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

AS QUATRO DIMENSÕES DA GLÓRIA.

E sucedeu que, fazendo menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou o pescoço, e morreu, porquanto era velho e pesado; e tinha ele julgado a Israel quarenta anos. E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabode, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse mais: De Israel a glória é levada presa, pois é tomada a arca de Deus (I Samuel, 4.18-22).

Glória é uma palavra bastante conhecida, tanto no mundo secular como no sagrado. A glória humana é efêmera, terminal e passageira. A glória de Deus é poderosa, progressiva e eterna. A glória humana está baseada nas riquezas, no glamour, na fama, no status, etc. A glória de Deus é multiforme, ela envolve vários dos seus atributos, e a base da sua glória é a manifestação da sua presença.
A palavra glória no original hebraico é "kavod", que tem como significado: O peso da glória de Deus. Diante desta glória devemos, honrar, render louvores e exaltar a grandeza de Deus. 
No grego ela é traduzida como "Doxa".
"Shekiná", palavra que é conhecida por glória de Deus, citada por muitos pregadores, não se encontra no texto sagrado.

O vocábulo "shekinah" não aparece na Bíblia, ela foi introduzida em tempos posteriores por rabinos (a página 1183 da bíblia pentecostal reconhece isso).
Shekiná é um termo hebraico, que significa – Habitação, habitar, fazer morada.
A “shekiná”, como uma ideia da glória de Deus, só aparece na literatura rabínica, os rabinos em Israel usavam este termo fazendo “alusão a presença de Deus, no meio do povo de Israel.
Na Torá, quando Deus disse ao seu povo, “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)” e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus. Foi dai que os rabinos tiveram a ideia de chamar "Shekiná. Visto que a glória de Deus é inerente a Ele. Logo se Deus mora ou habita no meio do seu povo, consequentemente a sua glória está presente.
Os judeus cabalistas também começaram a usar este termo a partir do século XIII.

1. A GLÓRIA PERDIDA.

A nação de Israel era imbatível, ninguém conseguia derrotar o povo de Deus quando andavam em obediência. A arca da aliança representava a presença de Deus no meio do povo, esta era a grande diferença entre a nação de Israel e as demais nações.
A nação de Israel estava vivendo uma época de grande decadência espiritual, o sacerdote Eli era um sacerdote fraco, um homem com idade já avançada e havia perdido a autoridade para os seus filhos, ele não os repreendia. Os filhos de Eli eram filhos de Belial, porque eram maus, e praticavam todo tipo de sacrilégios (I Sm.2.12-17). Serviam no tabernáculo, mas não conheciam ao SENHOR, intimo e pessoal. Eles se ajuntavam na porta da tenda com mulheres e ali se deitavam com elas, Eli, já não tinha autoridade para repreender seus filhos (I Sm.2.22).
Com a falta de autoridade do sacerdote Eli e os pecados dos seus filhos, a nação de Israel perdeu o referencial e deixou de obedecer ao SENHOR, passou a adorar outros deuses, e a anarquia espiritual foi instalada. Por causa dos pecados da nação de Israel, Deus permitiu que os filisteus vencessem a batalha e levassem a arca da aliança. O exército de Israel teve uma perda de trinta mil homens, que foram mortos, a arca foi tomada e a glória de Israel foi perdida.
A nação de Israel ficou desprovida da glória de Deus por um período de vinte anos, após ter perdido a batalha para os filisteus.
Não podemos perder a glória de Deus, quando a glória de se afasta, a tendência é o fracasso e a derrota.
Estamos vivendo uma época de muito glamour e riquezas, templos (igrejas) magníficos, evangelho para todos os gostos, igrejas lotadas de pessoas, porém o culto ao ego e o antropocentrismo tem tomado o lugar da verdadeira adoração. Por causa disto a glória de Deus não se manifesta em muitas igrejas.    

2. A GLÓRIA RESTAURADA.

Quando o povo procura um referencial, um paradigma a ser seguido e não encontra, a tendência é entrar no caminho da desobediência e abandonar a Lei de Deus. Foi exatamente isto que aconteceu a nação de Israel naquela época. Vinte anos depois do Icabode (da glória perdida), o profeta Samuel chama o povo ao arrependimento, os repreende, e o povo se arrepende e renova a aliança com Deus.

QUATRO ATITUDES PARA TER DE VOLTA A GLÓRIA DE DEUS.

1. CONVERTE-SE AO SENHOR.
Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR... (I Sm.7.3).

2. AFASTAR-SE DA IDOLATRIA.
Disse Samuel ao povo: Tirai dentre vós os deuses estranhos... (I Sm.7.3).

3. PREPARAR O CORAÇÃO PARA SERVIR AO SENHOR.
Disse Samuel: Preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só... (I Sm.7.3).

4. CONFESSAR OS PECADOS.
Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao SENHOR.
E congregaram em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR (I Sm.7.5,6).

3. A GLÓRIA MANIFESTA.

A Moisés, no tabernáculo.

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo (Êxodo, 40.34,35).

A Salomão, na inauguração do templo.

E quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao SENHOR, porque era bom, porque a sua benignidade durava para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do SENHOR; e não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus (II Crônicas, 5.13,14).

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR (II Crônicas, 7.1,2).

A Isaías, quando foi ao templo em busca de consolo.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinham seis asas, com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça (Isaías, 6.1-4).

4. A GLÓRIA PERMANENTE.

Na igreja neotestamentária.
Jesus na sua oração sacerdotal, diz: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, assim como nós somos um (João, 17.22).
Está glória é caracterizada pela presença do Espírito Santo na vida dos crentes.
Jesus disse: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós (Jo.14.16,17).
... E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mateus, 28.20).
A presença de Deus está conosco e em nós, esta glória é permanente porque ela veio para ficar.
O Espírito Santo é a glória de Deus permanente que se manifesta sobre a igreja, e por esta glória nós vamos sendo transformados. O apóstolo Paulo falando sobre a glória de Deus, nos diz: Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios, 3.18).

CONCLUSÃO:
Que a glória de Deus seja uma constante na nossa vida, que possamos sempre refletir a glória de Deus, hoje, amanhã e sempre.
A glória humana incha e deixa as pessoas orgulhosas.
A glória de Deus enche e deixa as pessoas transformadas.