sábado, 12 de agosto de 2017

A QUEDA.

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo (Romanos, 5.12,17).

No livro de Gênesis encontramos um dos relatos mais triste da história da humanidade, a Queda. Mas, Deus não foi pego de surpresa com o pecado de Adão e Eva, pois as Escrituras Sagradas afirmam que Deus já havia providenciado a salvação do homem, através do Cordeiro que já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap.13.8). O homem pecou de modo deliberado contra Deus, mas o Criador não o deixou entregue a sua própria sorte. O Senhor providenciou a sua redenção.

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE SE RESUME EM TRÊS PALAVRAS:

GERAÇÃO.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra ... (Gênesis, 1.27,28).

DEGENERAÇÃO.
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicará sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente (Gênesis, 6.5).
Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um (Salmos, 53.3).

REGENERAÇÃO.
Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador (Tito, 3.4-6). 

AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO.

O pecado entrou no mundo por um ato de desobediência cometido por Adão e Eva; e como consequência veio todos os tipos de males, inclusive a morte.
O pecado trouxe três tipos de mortes:

Morte espiritual.
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Ef.2.1).

Morte física.
No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn.3.19).

Morte eterna.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte (Ap.21.8).

ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor (Romanos, 5.20,21).

Pecado pode ser descrito em palavras, mas todas as definições significam resultado da Queda.

O termo pecado no Hebraico: Hattah.
                           no Grego: Hamartios.
                           no Latim: Peccatum.

Pecado pode ser definido como a perda de um alvo ou objetivo.
Pecado é uma transgressão sobre o avanço de uma linha.
Pecado é a desobediência a uma voz. Neste caso a voz de Deus.
Pecado é torcer, perverter a Lei de Deus.
Pecado é transgredir e cometer um delito.
Pecado é a não observância da Lei de Deus.
Pecado é a queda onde alguém deveria ter permanecido em pé. Isto é, na presença de Deus.

O PECADO NO CONTEXTO ATUAL DA SOCIEDADE.

RELATIVISMO.
Vivemos em uma sociedade relativista, onde muitos não acreditam mais que haja certo e errado. O erro, o pecado, segundo os relativistas, vai depender do ponto de vista de cada um. Porém, esta visão é distorcida e está sujeita ao juízo de Deus. Está escrito: Ai dos que ao mal chamam bem e bem, mal! Que fazem da da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (Isaías, 5.20).
Todavia, cremos em Deus, e na sua palavra, que é a verdade absoluta e a única regra de fé e prática. No sacrifício de Jesus Cristo na cruz, para solução do pecado.

PRAGMATISMO.
O pragmatismos prega a praticidade e agilidade para alcançar seus objetivos. Para o pragmatismo os fim justificam os meios. Eles dizem: Não importa se é censurável ou imoral, se está dando certo, se o povo está aprovando e está dando lucro, então deve ser aceito e aplaudido. Todavia, não podemos distorcer, nem inverter os valores, o que é censurável e imoral não deve ser aceito como algo normal. Nem tudo o que o povo aprova está correto. A Bíblia não aceita a hipocrisia, o que é errado é errado, e ponto final.

CONCLUSÃO: 
A queda foi terrível e o efeito do pecado foi devastador.
O homem caiu por causa do pecado e perdeu a comunhão com Deus. Mas veio Jesus Cristo, para restaurar, perdoar e restituir tudo o que foi perdido. Portanto, deixe o pecado e aceite o plano de Deus para sua vida. Jesus Cristo é a solução.
O pecado deforma, a ciência informa, a religião reforma, mas, só Jesus Cristo transforma.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário