segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A MENSAGEM DE JESUS.

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo:  O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho (Marcos, 1.14,15).

Jesus quando soube que João estava preso, voltou para Galiléia. E, deixando a cidade de Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, que era uma das cidades que pertencia a região da Galiléia (Mt.4.12-17). Foi na região da Galiléia que Jesus exerceu grande parte do seu ministério, os maiores milagres de Jesus foram operados na Galiléia. A Galiléia era uma região desprezada e discriminada, pelo fato dos seus habitantes serem pessoas marginalizadas, indoutas e revolucionárias. Porém, eles davam mais valor a reputação e a honra, do que as riquezas. Foi exatamente nesta vasta região da Galiléia que Jesus iniciou seu ministério evangelístico, onde Ele pregou os seus maiores sermões. Quando João, o batista, estava terminando o seu ministério, sendo preso, para em seguida ser degolado, por falar a verdade, havendo denunciado o pecado de Herodes. Jesus, outro pregador da verdade, inicia o seu ministério na Galiléia, pregando ao povo e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.

1. REINO DE DEUS.

O que é Reino de Deus?

No antigo testamento, o Reino de Deus estava restrito para a nação de Israel; Jesus quando veio, ele tornou o reino de Deus mais abrangente e expansivo a todos; e no futuro esse Reino será pleno e terá um domínio universal. A palavra reino significa domínio, e todo reino tem um rei, e todo rei tem seus súditos; e todos os súditos são habilitados para defender o reino numa guerra.

Existem três tipos de Reinos:
Reino dos homens.
Reino de Satanás.
Reino de Deus.
O Reino de Deus é espiritual, ele se manifesta dentro das pessoas, é Deus entronizado nos corações.
Os judeus esperavam a manifestação do reino de Deus, de uma forma exterior e aparente.

Quando Jesus foi interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, ele respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! porque o reino de Deus está dentro de vós (Lc.17.20,21).

O Reino de Deus não é algo palpável, material, ou de aparência exterior. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos, diz: Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm.14.17). Muitos estão materializando o Reino de Deus e estão vivendo em uma busca desenfreada pelas coisas materiais, ao ponto de querer materializar a fé.

2. EVANGELHO.

O que é Evangelho?

A palavra Evangelho significa Boas Novas, boas notícias, notícias alvissareiras. Evangelho é poder de Deus para salvar e transformar vidas. Evangelho que não transforma, não é Evangelho.
O apóstolo Paulo disse: Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus, de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm.1.16,17).

Evangelho não é negócio, não é show business; muitos querem fazer do Evangelho uma profissão, um meio de vida, fazendo do povo negócio, pregando um Jesus capitalista e transformando a igreja em um balcão de negócio, em uma empresa.
Porém o verdadeiro Evangelho de Cristo, implica em transformação e salvação de vidas, em viver uma vida de renúncias e santidade diante de Deus.

O Evangelho é uma contracultura em relação a esta sociedade corrompida.

3. ARREPENDIMENTO.

O que é Arrependimento?

Arrependimento é deixar o pecado e volta-se para Deus. Arrependimento não é remorso.

Arrependimento e remorso

Apesar das palavras arrependimento e remorso serem consideradas como sinônimos, vários pensadores fazem a distinção entre as duas. Para muitos, o remorso é uma espécie de falso arrependimento, sendo que a pessoa não pensa no dano causado a outra pessoa, e se autocastiga com o único objetivo de não sofrer um castigo pior por causa da sua má ação.

O arrependimento leva a uma dor genuína pelo sofrimento causado a alguém, e culmina em uma mudança de atitude, para não voltar a cometer esse mesmo erro. Assim, o remorso é um sentimento que prende um indivíduo ao passado, enquanto o arrependimento liberta a pessoa para viver o futuro de uma forma mais consciente, aceitável e feliz.
 
O verdadeiro arrependimento é chamado de metanóia.
Metanóia : É uma palavra de origem grega, significa arrependimento, conversão, mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, de temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. 
João Batista pregou o arrependimento, Jesus Cristo, pregou o arrependimento, os apóstolos pregaram o arrependimento e a igreja neotestamentaria continua pregando o arrependimento.

Tem pessoas que vive pecando, fazendo tudo de errado, e depois diz: Eu não tenho nada de me arrepender, e diz mais, eu me arrependo do que não fiz. Porém, a palavra de Deus nos diz: Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor (Atos,3.19).
É tempo de arrependimento, é tempo de deixar a mentira, volta-se para Deus e viver na Verdade.