segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

TRÊS ATITUDES DE UM VENCEDOR

É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.
Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedacei.
Cercaram-me e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedacei.
Cercaram-me como abelhas, mas apagaram-se como fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedacei (Salmos, 118.8-12).

Davi, um guerreiro vencedor, com um histórico de campeão, respeitado na nação de Israel e temido pelos seus adversários. Ele enfrentou o campeão dos filisteus, um homem chamado Golias, um grande guerreiro, ele era de uma cidade chamada Gate. Ele media dois metros e noventa e cinco centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos, e trazia as pernas protegidas por caneleiras de bronze e carregava nos ombros uma espécie de escudo de bronze com dardo por sobre as costas. A haste de sua lança era semelhante a uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. 
Na visão humana era impossível Davi vencer o gigante Golias, Davi estava em total desvantagem. Altura de Davi, um metro e sessenta e cinco centímetros. As armas de Davi: Um cajado de pastor, cinco pedrinhas e uma funda (atiradeira). Porém, ele confiou no SENHOR, e acreditou que o SENHOR pelejaria por ele. Ele disse para Golias: Tu vens a mim com espada, e com lanças, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (I Sm.17.45).
Golias desafiou o exército de Saul, rei de Israel, durante quarenta dias, e ninguém se dispôs a luta contra ele. Ele gritava e dizia: Aparece um homem para lutar contra mim. Deus ironizou, mandou um menino. 
Davi antes de enfrentar o Gigante Golias tomou três atitudes: Teve coragem, usou suas próprias armas, confiou no SENHOR. 

1. DAVI TEVE CORAGEM.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu (I Sm.17.32).
Golias era o terror para o exército de Israel, fugiu a força e a coragem dos soldados, dos homens de guerra. Durante quarenta dias, pela manhã e à tarde, Golias vinha e desafiava o exército de Israel, e ninguém se prontificava a lutar contra ele (I Sm.17.16). Até que o jovem da Davi, que não fazia parte do exército de Saul, sem nenhuma experiência de guerra, mas cheio de fé e coragem, se dispõe a lutar contra Golias.
Os medrosos voltam, os covardes desistem, os tímidos ficam desanimados, mas só os corajosos avançam rumo à vitória. 

2. DAVI USOU SUAS PRÓPRIAS ARMAS.

Saul vestiu Davi com sua própria túnica de combate, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e se esforçou para andar, porquanto não estava treinado a usar todo aquele paramento militar. Então, declarou a Saul: “Não posso me locomover com tudo isto, porque não estou acostumado!” E, imediatamente, desembaraçou-se de toda aquela armadura. Em seguida, Davi tomou na mão o seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras bem lisas e as colocou no seu bornal de pastor, isto é, numa espécie de sacola. Pegou sua atiradeira e partiu ao encontro do filisteu (I Sm.17.38-40).
Confie em Deus, não nas armas de guerra, Ele quer lhe usar com a espada do Espírito, que é a palavra Deus (Efésios, 6.17). Vá na sua simplicidade e use as armas que Deus lhe deu.

3. DAVI CONFIOU NO SENHOR.

Neste mesmo momento, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando na direção de Davi. Golias parou e olhou bem para Davi, e começou a caçoar porquanto seu oponente não passava de um jovenzinho, ruivo, bronzeado e de boa aparência. Então esbravejou Golias a Davi: “Sou por acaso um cão, para que venhas ter comigo com um pedaço de madeira?”, e o filisteu amaldiçoou Davi pelos seus deuses. Disse mais o filisteu a Davi: “Vem cá, e darei a tua carne às aves do céu e às feras do campo!” Contudo Davi retrucou ao filisteu: “Tu vens contra mim com espada, lança e escudo pontiagudo; eu, no entanto, venho a ti em Nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel que desafiaste! Hoje mesmo, o SENHOR te entregará em minhas mãos, eu te ferirei e te deceparei a cabeça, e darei o teu corpo e os cadáveres do teu exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens. Toda a terra saberá que há Deus em Israel, e toda esta multidão aqui reunida conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o SENHOR concede a vitória, porque do SENHOR é a guerra, e Ele vos entregará em nossas mãos!” (I Sm.17.41-47). Confie no SENHOR como fez Davi, vá à luta, e Deus vai honrar a sua fé.

CONCLUSÃO:
Durante a nossa caminhada como cristão, nós enfrentamos muitas lutas e nos deparamos com muitos gigantes, sejam eles de ordem financeira, familiar, social, psicológica ou espiritual. Gigantes causam espanto e nos deixa apavorados, mas devemos fazer como Davi, que usou a fé e considerou que maior é o que está conosco do que qualquer gigante que venha para querer nos intimidar. 
Não tenha medo, nem desanime diante das circunstâncias, os problemas podem até se agigantar diante de você, mas busque força em Deus, use a fé, e os gigantes (problemas) cairão por terra, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!